![]() |
|
| Afinando
a viola A viola e os grandes violeiros brasileiros – história – discografia, etc. |
Os Milionários
do Riso, Alvarenga e Ranchinho
Alarico Rezende
Editor do Brasil Raiz
Alvarenga
e Ranchinho, "Os
Milionários do Riso". Quem é que não ouviu falar deles, das histórias
curiosas?!? O que pouca gente sabe sabe, principalmente as gerações mais
novas, é que Alvarenga foi um só e Ranchinho foram três. Isso mesmo três
Ranchinhos para Alvarenga.
Murilo Alvarenga nasceu em Itaúna, Minas Gerais, no dia 22 de maio de 1912. Ele
tinha um tio que era empresário de circo. Por isso, ainda menino, com 11 anos,
Alvarenga foi trapezista do Circo Pinheiro. Depois começou a cantar tangos.
A estréia em disco da dupla Alvarenga e Ranchinho foi com Itália e Abissínia, em 1936, na Odeon. Levados pelo Capitão Furtado para a Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Lá cantaram e foram ouvidos pelo dr. Assis Chateaubriand, que pediu para contratá-los.
A dupla se apresentou fora do
Brasil, em Buenos Aires, na Argentina. Algum tempo após começou a fazer parte
do elenco do Cassino do Urca, onde ficou dez anos. Aí veio a fase das sátiras
políticas, que trouxe a eles muitos problemas. Passo seguinte: em 1939,
entraram na Rádio Mayrink Veiga, sendo batizados por Cesar Ladeira como
"Os Milionários do Riso".
Os três Ranchinhos de
Alvarenga
O primeiro Ranchinho foi Diezes dos Anjos Gaia, de 1933 a 1939. Teve também o Delamare Abreu, irmão de Alvarenga por parte de mãe, que cantou com Alvarenga de 1950 a 1962. Mas o que ficou mais tempo ao lado de Murilo Alvarenga foi Homero de Souza Campos, também conhecido como Ranchinho da Viola e como Ranchinho II.
Homero ficou 15 anos cantando com Alvarenga, conforme declarou em entrevista que fiz em 1991, no Jaçanã. "Foram 15 anos. De 1963 a 1978", contou na época, em sua casa no Jaçanã, ao lado da mulher, Margarida Messina. Ele mostrou, na época, uma pasta cheia de recortes de jornais, revistas e inclusive folhetos de filmes e apresentações em circos.
Homero também fez parte do
Trio Mineiro, com Bolinha e Cosmorama. Isso antes de cantar com Alvarenga. Na época,
se apresentava como Nhô Pinta. Com esse trio chegou a gravar 12 discos de 78
rotações. Já com Alvarenga gravou 15 discos, entre 78 rotações e LPs
(vinil).
Discografia
Entre os sucessos de Alvarenga e Ranchinho, vale lembrar Você Já Viu o Cruzeiro?, Aquela Flor, Valsa do Assobio, Drama de Angélica, Eh! São Paulo, Mister Eco, Tico-Tico no Fubá, Valsa das Palmas, Gabriela, Racionamento de Gasolina, Fogo no Canaviar, A Mulher e o Bonde, Carrero Bão, Tudo Tá Subindo, O Divórcio Vem Aí, Nóis em Buenos Aires, Adeus Mariazinha, História de um Soldado e Repartindo um Boi.